Inicio / Artigos / Mitos sobre bonsai

Mitos sobre bonsai

Existem muitos mitos bonsai relacionadas com cultivo de árvores bonsai. Alguns parecem ter lógica; outros são difíceis de imaginar como surgiram.

Muitos têm sido provado errado, mas continuam a aparecer na literatura bonsai, bem como online.

Alguns dos mais comuns estão listados abaixo.

  • Bonsai é uma espécie própria de árvore

Este é um mito muito comum quando alguém desconhece por completo a arte do bonsai. Além disso, não há nada que faça um semente de Bonsai diferente de qualquer outra semente. A técnica de cuidado é o que faz um Bonsai, não uma semente ou espécie.

  • Bonsai de interior e exterior

Não existe tal coisa como bonsai interior ou exterior. Todos os bonsai são árvores, e as árvores foram para estar ao ar livre. As únicas exceções são as árvores tropicais que não toleram temperaturas baixas em determinadas épocas do ano e, no seu habitat natual, crescem debaixo da sombra das grandes árvores. Embora as árvores tropicais sejam mais tolerantes ao ambiente dentro de uma casa, é aconselhável que esse periodo não ultrapasse 1 mês sem passar algum tempo ao ar livre.

  • Uma árvore pára de crescer assim que se transforma em Bonsai

Esperemos que não! À medida que amadurece, um bonsai pode abrandar e pode precisar de menos podas, mas vai continuar a crescer.

  • Podar continuamente um bonsai

Um bonsai deve ser deixado a crescer. Novo crescimento não é apenas um sinal de uma planta saudável, mas também novo crescimento das raízes. Portanto um bonsai deve ser permitido períodos de crescimento, períodos de tempo em que é permitido crescer o suficiente para revitalizar a sua energia, mas não tanto que a forma da árvore é completamente perdida.

  • Aramar um bonsai, impede-o de crescer

O objetivo do arame é de dobrar e moldar um ramo ou tronco. Ele não é permanente. O arame é removido assim que o ramo ou tronco adquiram o formato que se deseja.

  • Os Bonsai não precisam de adubo ou fertilizante

Isso é um pensamento assustador! Bonsais são plantas vivas. Fertilizante é como o alimento da planta. Na natureza as plantas alimentam-se no solo, mas em recipientes precisam de ser alimentados por nós. Um outro mitos sobre fertizantes de bonsai é usar versões sem qualquer nitrogénio, por exemplo, adubos com composição NPK 0-10-10.